Neste sábado em Damasco se reuníram Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, e Bashar al-Assad, presidente da Síria, para tratar de questões bilaterais e internacionais com relação ao Iraque.
A reunião foi estabelecidda após o encontro de Assad com o enviado norte-americano George Mitchell na Síria, parte do processo de reaprocimação Eua e Síria iniciada desde que o Presidente Barack Obama assumiu o cargo no ano passado.
Um dos focos do Irã em mater próxima a relação com a Síria sobre estratégia sobre o Iraque, é observar o nível de seu envolvimento com o EUA e até que ponto vai sua fidelidade com o país norte-americano. A Síria é atualmente um importante ator no cenário do Oriente Médio, um componente que não é tão assediado pela mídia e que mantém-se relacionado estrategicamente com ambos os lados nos conflitos da região que envolvem o país. Já é possível observar que os poderes que buscam um maior controle do Oriente Médio se mobilizam para manter a Síria e sua simpatia próxima de seus próprios interesses, demonstrando a importância estratégica do país para o cenário.
Carolina Moro
Fonte:
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,presidentes-de-ira-e-siria-se-reunem-apos-encontro-assad-eua,611832,0.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário