Ocorreu no dia 03/08/2010 um tiroteio entre militares do Líbano e de Israel na fronteira, deixando cinco mortos sendo três soldados libaneses, um jornalista libanês e um oficial israelense. O Líbano relata que o tiroteio teve início quando as tropas israelenses cruzaram a fronteira para cortar uma árvore que atrapalhava a visão de suas câmaras de monitoramento, entretanto Israel afirma que seus militares não ultrapassaram a fronteira, conhecida como “linha azul”, e foram injustamente atacados pelos militares libaneses. O chanceler de Israel, Avigdor Lieberman, considera o governo do Líbano responsável pelo tiroteio e diz que seu país pretende apresentar queixa ao Conselho de Segurança da ONU, enquanto o premiê libanês, Saad Hariri, considera o ocorrido uma violação da soberania libanesa.
Na quarta-feira, 04/08/2010, a Unifil alegou que os militares israelenses não invadiram a fronteira, eles estavam podando um árvore que se localizava do lado israelense quando os militares libaneses iniciaram o tiroteio. A ONU expressou a sua preocupação com o ocorrido e pediu calma aos dois países. O tiroteio foi considerado o maior incidente violento entre Israel e Líbano desde 2006, quando Israel lançou uma ofensiva contra o Hezbollah no Líbano.
Sarah Vasconcelos
Fontes:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/08/100804_israel_unifil_rc.shtmlhttp://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/08/100803_israel_libano_rc.shtml