O fim da Guerra no Iraque foi declarado mas, a retirada das tropas norte-americanas proporcionarão ainda mais negociações entre os Estados Unidos e os países do Oriente Médio. Ao final deste semana, o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, foi à Turquia conversar com o Chefe do Estado Maior Turco sobre a utilização de seu solo, para retirada das tropas e das armas pesadas do Iraque.
Segundo notícias da imprensa turca, há indícios que as autoridade locais ainda esperam que os Estados Unidos apresente um plano para instalar uma base de radar para um escudo anti-mísseis - contra possíveis ataques do Irã, e também de que seja incluída na pauta, uma discussão sobre a situação do Afeganistão.
Na segunda quinzena do mês passado, o presidente Barack Obama alertou a Turquia que os recentes posicionamentos do país quanto ao Irã e à Israel, poderiam dificultar a aquisição dos armamentos produzidos nos Estados Unidos - que já se mostrou desapontado quanto à decisão turca, de não apoiar a novas sanções votadas contra o Irã, na Organização das Nações Unidas.
Esta foto foi obtida no mês de Abril, quando o Presidente dos E.U.A visitou a Turquia para tratar da reunificação de Chipre - ilha ao Sul da Turquia. |
Sugerir que a Turquia pare de atrair a atenção do mundo para as agressivas ações do governo de Israel, aliado norte-americano, já era esperado, assim como a mudança da política externa turca, que deverá rever a sua posição quanto ao Irã e quais prejuízos ela pode acarretar às metas políticas e econômicas da Turquia, no cenário internacional.
Saiba mais sobre o "alerta" norte-americano à Turquia.
Saiba mais sobre o "alerta" norte-americano à Turquia.
Loyanne Larissa.