O Iraque, estrategicamente localizado junto ao canal de Shatt al Arab e o Golfo Pérsico, está ocupado por tropas norte-americanas desde 2003. Tal ocupação baseou-se em denúncias da presença de armas de destruição em massa, que poderiam colocar em risco os Estados Unidos e seus aliados.
Desde então as principais notícias acerca do Iraque são sobre número de mortos, ataques e bombardeios. O mês de julho deste ano foi o mais violento em mais de 2 anos, segundo estatísticas mensais divulgadas pelo governo iraquiano.
Os Estados Unidos prometem a retirada das tropas até o final de 2011. Segundo o Governo norte-americano a situação no Iraque é satisfatória, pois consideram evoluir no objetivo de instaurar uma democracia no país. Ray Odierno, o comandante-geral das tropas americanas no Iraque, disse que 80% dos líderes da rede Al Qaeda no Iraque foram mortos ou capturados durante os últimos três meses. Os militares restantes se ocuparão em treinar e equipar as forças iraquianas.
Contudo, o general Babaker Zebari, o mais graduado oficial do Exército iraquiano, recentemente afirmou que a retirada militar americana do país é prematura, e que o Exército iraquiano poderá não estar pronto para assumir a segurança do país em 2011. Segundo o general, os Estados Unidos deveriam manter suas tropas no Iraque até 2020.
Segundo Hugh Sykes, correspondente da BBC em Bagdá, os iraquianos temem que o governo americano esteja acelerando a retirada porque o Partido Democrata, de Obama, estaria com medo de perder votos nas eleições legislativas de novembro. Já o general estaria preocupado com a segurança do país contra os insurgentes.
Apesar das declaradas melhorias na segurança iraquiana, ainda há grave instabilidade política, corroborada pela indefinida eleição parlamentar de março.
Priscyla Barcelos.
Fontes: BBC
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/08/100801_iraque_violencia_pu.shtml
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/06/100605_alqaeda_iraq_rc.shtml
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/08/iraque-nao-esta-pronto-para-retirada-americana-diz-general.html
Imagem: carzem.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário