O governo iraquiano decidiu compensar em centenas de milhões de dólares os cidadãos americanos que foram vítimas do ex-ditador Saddam Hussein. O que causou revolta entre a população do Iraque, argumentando que a invasão dos Estados Unidos trouxe muitos danos ao país sem que o governo americano indenizasse a população.
Ao todo, o governo do Iraque pagará um pacote no valor de US$ 400 milhões para cidadãos americanos que alegam terem sido pegos de surpresa em meio à invasão do Kuwait, e usados como escudos humanos durante a Guerra do Golfo, em 1991, pelas forças armadas do ex-presidente Saddam Hussein. Desde então, eles entraram com uma ação contra o governo iraquiano por compensação financeira.
No entanto, o pagamento aos americanos vem sendo alvo de uma polêmica no Iraque, com os jornais do país criticando o governo e os EUA por tirar dinheiro de um país que sofre com a pobreza, resultado de anos de sanções e da invasão americana, em 2003.
De acordo com um comunicado do Itamaraty, o acordo foi assinado e era necessário para ajudar o Iraque a conseguir que antigas sanções contra o antigo regime sejam retiradas pela ONU.
Veja mais aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário