sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Desinteresse nuclear

Nesta semana, Mahmoud Ahmadinejad protestou o desinteresse dos países do P5 quanto às negociações para encerrar o impasse sobre o programa nuclear iraniano. Segundo o governo do Irã, seu país foi ignorado por Estados Unidos, França, China, Rússia e Alemanha, que não possuem vontade política para resolver o caso.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, defende que as negociações devem ser feitas com base no acordo realizado entre Irã, Brasil e Turquia em maio deste ano. Pelo acordo, os iranianos se comprometeram a enviar urânio levemente enriquecido a 3,5% para a Turquia. Em troca, os turcos enviarão urânio enriquecido a 20% ao Irã, no prazo de um ano.

Com isso, a expectativa do Brasil e da Turquia é que a comunidade internacional diminua as desconfianças em torno do programa nuclear iraniano. Na última terça-feira, o Ministro Celso Amorim disse estar muito preocupado com a situação no Oriente Médio. Ademais, defendendo a posição do governo de Ahmadinejad, o Ministro afirmou que o modo atual de tomada de decisões no Conselho de Segurança da ONU, com a participação de apenas cinco países, "não é bom para o mundo".


Ana Carolina Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário