Na prisão de Kobbe, ao norte do Líbano, ocorreu na última segunda feira, dia 20/09/2010, um motim que terminou sem mortos, entretanto seis guardas prisionais foram feitos reféns durante as negociações. As principais reclamações dos presos eram sobre melhores condições de detenção e uma possível redução das penas. No final, quinze presos foram transferidos para a prisão de Rumieh.
Passado mais de um mês após o conflito entre o exército israelense e o exército libanês na fronteira aconteceu um novo incidente. No dia 20/09/2010, os soldados israelenses atiraram para o ar enquanto os soldados libaneses estavam realizando manobras na região fronteiriça, disse um porta-voz militar. Contudo, os soldados libaneses não responderam aos tiros e a Finul (Força das Nações Unidas no Líbano) interferiu para apaziguar a situação.
No dia 22/09/2010, a secretária adjunta de Defesa dos Estados Unidos, Michele Flournoy, afirmou durante uma reunião com o primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, que os Estados Unidos estão dispostos a ajudar o Governo de Líbano na luta de recuperação da sua “soberania, independência política e integridade territorial”. De acordo com Michele Flournoy, esse comprometimento demonstra o interesse e os esforços dos Estados Unidos na luta para o fortalecimento das instituições estatais.
Fontes:
Sarah Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário