Foram iniciadas no último dia 02, as negociações de paz entre Israel e Palestina, mediadas pela diplomacia norte-america em Washington.
Para o presidente Obama, as negociações precisam chegar a um concerto estável entre as partes, no qual Israel desocuparia as terras tomadas em 1967 e O Estado da Palestina seria criado como um Estado democrático. Obama estipulou a data de um ano para que este acordo aconteça.
De acordo com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, terão de ser feitas grandes concessões para que se chegue a um acordo entre as partes e ele também apelou pelo reconhecimento palestino do Estado de Israel. Enquanto o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas pediu pelo fim das atividades de assentamento e do embargo sobre a Faixa de Gaza.
O Hamas, grupo palestino que controla a Faixa de Gaza, prometeu intensificar os ataques aos israelenses como forma de protesto à negociação.
As autoridades da Palestina e Israel terão um novo encontro programado para daqui a duas semanas.
Barbara Paula
Fontes:
Recomendo:
O link http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/israel-pede-reconhecimento-e-palestinos-fim-de-embargo.html tem no final da página slides interessante sobre o conflito entre Israel e Palestina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário