sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A Companheira Dilma

Esta semana, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, comemorou a vitória de Dilma Rousseff nas eleições para presidente do Brasil. O iraniano declarou sua satisfação com o governo Lula e diz estar esperançoso de que o governo Dilma siga os mesmos passos diplomáticos de seu antecessor.
O presidente Ahmadinejad ainda afirmou que as boas relações entre Irã e Brasil continuarão e se tornarão mais consolidadas.  Isso porque o Brasil, sob a liderança de Dilma, irá fortalecer o bloco antiamericano.
Nos últimos anos, o governo Lula fez questão de se opor às sanções impostas contra o Irã e tentou intermediar um acordo para solucionar a questão nuclear em Teerã. Ademais, o governo brasileiro tem ampliado sua estratégia de impedir que países sejam isolados da comunidade internacional por conta de acusações de violações de direitos humanos.
Apesar das acusações de manter um sistema perverso de violações aos direitos das mulheres e de ainda manter leis como a do apedrejamento de adúlteras, Ahmadinejad fez questão de elogiar o fato de o Brasil ter escolhido sua primeira mulher presidente. Na última quarta-feira, Dilma Rousseff opinou sobre o caso Sakineh e declarou ser radiclamente contra o apedrejamento da iraniana. “Acho uma coisa muito bárbara”, disse.

Ana Carolina Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário