segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A influência da religião nos últimos acontecimentos no Iraque

Na última terça-feira, a Suprema Corte do Iraque condenou à morte Tareq Aziz. Que era o representante no exterior do regime do ditador Saddam Hussein, por ter perseguido partidos islâmicos. Aziz entregou-se às autoridades um mês depois de os norte-americanos terem invadido o Iraque. No ano passado, Aziz foi condenado a 15 anos de prisão por sua participação na matança de dezenas de comerciantes em 1992 e, depois, a mais 7 anos por seu papel na remoção à força de curdos do norte do Iraque, durante o regime de Saddam
Declarada a sentença de morte, o Vaticano manifestou-se pedindo às autoridades iraquianas que não realizem tal pena contra Aziz, que é cristão. Isto, segundo um porta-voz do Vaticano, ajudaria na reconciliação, paz e justiça.
De outra forma a religião tem influenciado ações no Iraque. Ontem a noite, um grupo ligado à Al-Qaeda invadiu a catedral siríaca católica de Bagdá e acabou  matando 52 pessoas e ferindo 67. Foi um dos mais violentos atos cometidos contra os cristãos do Iraque. Os terroristas eram militantes do grupo Estado Islâmico do Iraque, que possui relações com a Al-Qaeda, e teriam como objetivo protestar contra a prisão de integrantes da organização, tanto no Iraque, como no Egito.


Priscyla Barcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário