domingo, 29 de agosto de 2010

Negociações entre Israel e Palestina


Foi anunciada a retomada de negociações entre Israel e Palestina, que acontecerá em Washington a partir de 02 de setembro, com o encontro entre o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

O esforço para que esta reunião acontecesse veio do governo norte americano, através de um enviado especial, George Mitchell, que passou por sucessivas reuniões com as autoridades tanto da Palestina, quanto de Israel.

Israel aceita a criação de um Estado palestino, desde que esse reconheça a existência de do Estado Israelense, seja desmilitarizado e que Jerusalém seja a capital de Israel. Enquanto Palestina quer a criação de seu estado, mas com Jerusalém Oriental como a sua capital. O governo israelense é o mais duro nessa negociação.

Será uma difícil negociação, uma vez que cada lado desconfia das intenções do outro, e também porque o Hamas, grupo palestino que controla a Faixa de Gaza, é contra a negociação e, portanto, não participará da mesma. Além de demais problemas internos dos dois lados, como por exemplo a aceitação da população e grupos extremistas.

Ainda assim, só o fato de estar acontecendo esforços para a comunicação entre Israel e Palestina já é um fato de grande importância.

Barbara Paula

Fontes:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/08/entenda-a-proposta-de-negociacao-direta-entre-israel-e-palestinos.html

http://cbn.globoradio.globo.com/programas/fato-em-foco/2010/08/28/A-RETOMADA-DAS-NEGOCIACOES-ENTRE-ISRAEL-E-PALESTINA.htm

Recomendo:
 http://cbn.globoradio.globo.com/programas/fato-em-foco/2010/08/28/A-RETOMADA-DAS-NEGOCIACOES-ENTRE-ISRAEL-E-PALESTINA.htm (Entrevista, com Márcio Scalercio, professor do departamento de Relações Internacionais da PUC-Rio, e Cristina Pecequilo, professora de Relações Internacionais da Unesp, sobre a retomada das negociações entre Israel e Palestina)




Nenhum comentário:

Postar um comentário