sábado, 23 de outubro de 2010

Visita amiga

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, visitou esta semana o Irã. Esta foi a nona viagem do líder venezuelano ao país islâmico. O objetivo da viagem foi o de reforçar os laços no setor de energia e comércio. Foram assinados 11 acordos comerciais, incluindo uma sociedade de transporte para facilitar o acesso do petróleo venezuelano à Europa e Ásia.  Ademais, Mahmoud Ahmadinejad prometeu favorecer a Venezuela na exploração de South Pars, considerado o maior campo de petróleo do mundo.
Irã e Venezuela ainda declararam que estão juntos na busca de uma nova ordem mundial, que eliminará a hegemonia do Ocidente nas questões globais. Segundo os presidentes, o imperialismo entrou em uma fase de declive e, por mais que resista, está se dirigindo a seu cemitério. Hugo Chávez reforçou sua defesa ao programa nuclear iraniano.
Ainda esta semana, o governo do Irã declarou um aumento no estoque de urânio enriquecido. Este é agora de 30 quilos, um quinto a mais do que havia sido informado anteriormente. As declarações preocupam a comunidade internacional, que teme uma corrida armamentista no Golfo Pérsico. Nos últimos quatro anos, governos da região compraram US$ 37 bilhões em equipamento militar dos EUA. Os líderes da Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein, Kuwait, Omã temem a hostilidade iraniana. Saiba mais no artigo de Frida Ghitis, na World Politics Review.

Ana Carolina Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário