domingo, 17 de outubro de 2010

Visita de Mahmoud Ahmadinejad ao Líbano


O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, iniciou a sua visita de dois dias ao Líbano em 13/10/2010 e foi muito bem recebido pela população simpatizantes do grupo Hezbollah, além de ser saudado no aeroporto pelo presidente do Parlamento libanês, Nabih Berri, e por uma delegação de políticos do Hezbollah. Tal visita é a primeira realizada por Mahmoud Ahmadinejad desde que assumiu a Presidência, em 2005, e pode entendida como um incentivo ao movimento xiita libanês do Hezbollah, e também apoio político ao grupo Hezbollah e uma provocação a Israel.
O presidente do Irã declarou que o seu país apóia o governo do Líbano e que está disposto a oferecer ajuda financeira para o Líbano contra Israel, e disse que o Irã, assim como o Líbano, se opõe "à agressão e aos crimes cometidos pelo regime sionista e por aqueles que o apóiam", referindo-se à Israel. Mahmoud Ahmadinejad ainda declarou que apóia o Líbano nas questões referentes “à libertação das terras ocupadas (por Israel) no Líbano e na Síria".
Devido à visita do Presidente do Irã, o governo do Líbano reforçou as tropas libanesas ao longo da fronteira do Líbano com Israel com receio de que a visita do presidente iraniano aumentasse a tensão na fronteira. Durante a visita, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que "sionistas são mortais”, ao elogiar a resistência do Líbano contra Israel. "O mundo deveria saber que os sionistas são mortais... hoje a nação libanesa está viva e é um modelo para os países da região", disse Mahmoud Ahmadinejad.  

Em resposta as declarações contra Israel, Yigal Palmor, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, afirmou "É um acontecimento muito preocupante ele transformar o Líbano em uma plataforma para seus planos agressivos contra Israel e contra outros países na região".

Para saber mais sobre a visita do Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Líbano e sobre a posição do Líbano no conflito entre Israel e Irã acesse:

Fontes:
Sarah Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário